Na sequência da depressão Kristin que devastou o distrito de Leiria, o município da cidade lançou a operação “Telhado Solidário”.
Esta iniciativa tem como objetivo contratar empresas e envolver entidades e autarquias aptas a disponibilizar equipas especializadas na reparação de telhados afetados pela tempestade.
O objetivo é garantir a colocação de telhas ou de soluções provisórias de proteção, como lonas, em habitações de pessoas que, devido à idade, limitações físicas ou falta de meios, não conseguem realizar este tipo de trabalhos.
O Município de Leiria “apela, assim, à colaboração de empresas do setor da construção e da reabilitação, entidades com equipas técnicas capacitadas, autarquias e outras entidades que possam disponibilizar recursos humanos para este esforço solidário”, pode ler-se no site oficial.
O município pede, no entanto, às entidades envolvidas que devem estar aptas a atuar de forma independente e assegurar os meios humanos e materiais necessários às intervenções.
Quem quiser ajudar poderá “manifestar o seu interesse através do endereço de e-mail reerguerleiria@cm-leiria.pt ou do telefone 961 668 537 , disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários”.
O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, partilhou o apelo no Facebook e deixa uma mensagem de esperança: “Vamos reerguer Leiria, juntos.”