Foi há 11 dias que os efeitos destrutivos da depressão Kristin se abateram sobre Leiria. No entanto, há ainda milhares de famílias no concelho que permanecem sem eletricidade. Perante este flagelo, a autarquia decidiu realizar uma vigília solidária em homenagem às vítimas do mau tempo em Portugal, mas também como uma alerta para a E-Redes.
O anúncio foi feito pelo Presidente daquele município, Gonçalo Nuno Lopes, em comunicado. “Há 11 dias que milhares de famílias do nosso concelho continuam sem eletricidade. No dia 9 de fevereiro, às 20h, na Fonte Luminosa, realizamos uma Vigília Solidária”, começou por escrever o autarca.
“Será um momento de homenagem às vítimas desta tempestade e às famílias que sofreram perdas profundas.”, acrescentou. “Mas será também um gesto de união e de exigência para com a E-Redes: as populações merecem respostas e respeito. Leiria não baixa os braços”, rematou em tom de aviso.
Por sua vez, a E-Redes alega dificuldades no acesso aos locais devido à queda de árvores e à saturação dos solos, mas a autarquia exige um reforço imediato de meios no terreno para normalizar a rede elétrica na região.