Depois de Benfica e Sporting, foi a vez do Sp. Braga reagir à polémica a envolver o árbitro Fábio Veríssimo e o FC Porto no intervalo do jogo entre dragões e arsenalistas, que se realizou no domingo, dia 2, no Estádio do Dragão e que terminou com vitória da equipa da casa, por 2-1.
O Benfica e o Sporting já tinham lançado comunicados a repudiar as ações do clube liderado por André Villas-Boas e agora foi a vez de António Salvador, presidente dos guerreiros, se pronunciar.
“Confrontada com as notícias que circulam desde a noite passada e que relatam tentativas de pressão sobre a equipa de arbitragem do FC Porto x SC Braga, liderada por Fábio Veríssimo, esta Sociedade encetou contactos imediatos no sentido de obter um cabal esclarecimento sobre as informações difundidas”, começou por escrever o Sp. Braga, num comunicado publicado no site oficial.
No mesmo texto, o clube informa que António Salvador “endereçou missivas formais aos Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, do Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal, solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do sector da arbitragem e da integridade das competições”.
O SC Braga “analisará o relatório do árbitro e o relatório dos delegados, certo de que os mesmos irão originar a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares” que os guerreiro do Minho esperam que sejam “tão céleres quanto possível e que garantam, de forma implacável, as punições que se impõem”.
Recorde-se que, segundo o relatório de Fábio Veríssimo, durante o intervalo, quando os dragões venciam por 1-0, foram exibidas, na televisão do balneário da equipa de arbitragem, imagens de lances que, na ótica do FC Porto, teriam sido incorretamente avaliados durante a primeira parte.
De acordo com o Correio da Manhã, o televisor que mostrava essas imagens não pôde ser desligado, apesar das tentativas feitas pelos árbitros. Isto foi interpretado por Fábio Veríssimo como um ato de pressão e intimidação, motivo pelo qual decidiu incluir o episódio no relatório oficial do jogo.
Até ao momento da divulgação desta notícia, o FC Porto não emitiu qualquer reação às declarações de Fábio Veríssimo, nem aos comunicados entretanto publicados por Benfica, Sporting e Sp. Braga.