Se tem voos marcados com a Lufthansa para esta quinta-feira, prepare-se para possíveis cancelamentos e atrasos significativos. Os sindicatos de pilotos (Associação Cockpit) e de tripulantes de cabine (UFO) convocaram uma greve de 24 horas que afetará todas as ligações com partida de aeroportos alemães.
A paralisação tem início previsto para as 23:01 de quarta-feira (hora de Lisboa) e prolonga-se até às 22:59 de quinta-feira. O protesto abrange não só a transportadora principal, mas também a Lufthansa Cargo e a subsidiária Lufthansa CityLine, afetando hubs estratégicos como Frankfurt e Munique, além de aeroportos em Berlim, Hamburgo e Dusseldorf.
No centro do conflito está o impasse nas negociações sobre o plano de pensões, que se arrasta desde maio de 2025. O sindicato dos pilotos contesta o atual modelo de reforma financiado via mercados de capitais, alegando que este oferece benefícios inferiores ao sistema anterior. Paralelamente, o pessoal de cabine protesta contra a recusa da empresa em melhorar as condições de trabalho.
Os passageiros com viagens agendadas devem consultar o estado do voo no site oficial da Lufthansa ou através da aplicação móvel. Em caso de cancelamento, a companhia é obrigada a fornecer alternativas de reencaminhamento ou o reembolso total do bilhete.