Lula da Silva, de 79 anos, anunciou esta quinta-feira, dia 23, que irá concorrer às eleições presidenciais do Brasil, em 2026. O anúncio surge pouco mais de uma semana depois de uma sondagem realizada pela Genial/Quaest dar a vitória ao histórico líder do Partido dos Trabalhadores em todos os cenários eleitorais.
Foi na capital da Indonésia, Jacarta, que o atual chefe de Estado brasileiro comunicou a intenção de candidatar-se ao seu quarto mandato presidencial.
“Vou completar 80 anos, mas pode ter a certeza de que estou com a mesma energia de quando tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, garantiu Lula, enquanto discursava ladeado pelo presidente indonésio, Prabowo Subianto, no decorrer de uma vista de Estado ao Palácio Merdeka.
O presidente brasileiro realçou ainda a importância de potenciar as relações entre os dois países: “Este meu mandato só termina em 2026, no fim do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia.”
Recorde-se que este é o terceiro mandato presidencial de Lula da Silva, depois de ter liderado dos destinos do Brasil entre 2003 e 2011