A Família Real espanhola reuniu-se este sábado, dia 17 de janeiro de 2026, em Madrid, para prestar uma última e sentida homenagem à Princesa Irene da Grécia, falecida na passada quinta-feira, 15 de janeiro, aos 83 anos. As exéquias fúnebres decorreram na Catedral Ortodoxa Grega de Santo André e São Demétrio, onde os Reis Felipe VI e Letizia marcaram presença acompanhados pelas filhas, a Princesa das Astúrias e a Infanta Sofia.

A Rainha emérita Sofia, visivelmente emocionada, despediu-se da sua irmã mais nova e confidente de toda a vida. A ligação entre ambas era de profunda cumplicidade, tendo Irene residido no Palácio da Zarzuela durante décadas. Conhecida pela sua discrição, espiritualidade e dedicação a causas humanitárias através da fundação “Mundo em Harmonia”, a Princesa Irene era uma figura central no seio familiar e muito respeitada na sociedade espanhola.



Este ato religioso, celebrado segundo o rito ortodoxo, representou um momento de união e luto para a família Bourbon e para a dinastia grega. A presença da Princesa Leonor e da Infanta Sofia sublinhou o respeito das novas gerações pelo legado de solidariedade da sua tia-avó, encerrando com dignidade a despedida de uma mulher que escolheu viver longe dos holofotes, focada na cultura e no apoio aos mais necessitados.