A cidade de Hong Kong foi assolada esta terça-feira por uma precipitação histórica, com mais de 355 milímetros de chuva registados em apenas algumas horas, marcando o dia mais chuvoso de agosto desde que há registos, em 1884.
Perante a intensidade da tempestade, foi emitido o alerta negro de tempestade, o mais elevado nível de alerta meteorológico do território, que esteve em vigor por mais de 11 horas – a segunda duração mais longa desde que o sistema foi criado.
Durante o período crítico, várias zonas da cidade sofreram inundações graves. Entradas de hospitais ficaram submersas, escadas públicas transformaram-se em cascatas e diversos troços rodoviários foram encerrados. O mau tempo levou ao encerramento de escolas, tribunais e serviços de saúde, com o cancelamento de cerca de 20% dos voos no aeroporto internacional.
Além disso, registaram-se mais de 9.600 relâmpagos nas primeiras horas da manhã. Esta foi já a quarta vez em apenas oito dias que o alerta negro foi acionado – um recorde absoluto em tão curto espaço de tempo.