Marcelo Rebelo de Sousa, de 76 anos, visitou o Mónaco. O Presidente da República e o príncipe Alberto II comprometeram-se a estreitar os laços bilaterais, com foco na preservação dos oceanos e no ambiente.
No encontro, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países, que prevê intensificar o “diálogo permanente” e identificar novas “áreas de cooperação privilegiada”, nomeadamente na economia, no comércio, no investimento, na ciência, nos oceanos e no meio ambiente.
Ambas as partes também manifestaram disponibilidade para promover projetos de interesse comum no âmbito de organizações internacionais, bem como para incentivar futuras visitas políticas para aprofundar ainda mais a relação.
À chegada ao Mónaco, Marcelo afirmou que é necessário “mais ação” na proteção ambiental, lamentando que algumas metas internacionais não estejam a ser cumpridas. Sublinhou ainda que o Principado “tem sido um apoiante constante de Portugal na luta pelo clima e pelos oceanos” e acrescentou que estes temas “deixaram de ser prioridade nos últimos dois anos”.
Marcelo foi recebido no Palácio do Príncipe com honras militares, ao som dos hinos nacionais e revista à guarda de honra, seguido de audiência e almoço com o príncipe Alberto II.
Durante a tarde, visitou uma exposição fotográfica dedicada ao rei D. Carlos e participou na inauguração de um busto do antigo monarca português nos jardins de Saint-Martin.