Foi um dos momentos mais tensos do debate entre André Ventura, de 42 anos, e Marques Mendes (68). Nos instantes finais do frente a frente, André Ventura acusou Marques Mendes de ter afirmado no seu espaço de comentário que estava “tudo bem com o BES, o BES estava em ordem era um banco sólido” e instou o seu adversário a dizer isso hoje “aos milhares de lesados, às famílias que perderam as poupanças todas, etc”.
Na resposta, visivelmente incomodado com a acusação, Marques Mendes contrapôs que se limitou a não desmentir o Banco de Portugal para “não fazer aquilo que outros fizeram com o BANIF” (veja o vídeo no site).
A ‘bicada’ do ex-comentador parece certeira e dirigida a Sérgio Figueiredo, que chegou a ser acusado do crime de ofensa à reputação económica, por causa de uma notícia de 2015 da TVI, que falava de problemas no BANIF e da iminência de uma medida de resolução, que resultaria em perdas para acionistas e depositantes acima dos 100 mil euros. Após a notícia, e no espaço de uma semana, verificou-se uma queda nos depósitos de quase 1.000 milhões de euros e o colapso do BANIF.
Marques Mendes recupera a situação que classifica de “irresponsabilidade”. Sérgio Figueiredo foi absolvido em novembro de 2024 da acusação pela segunda vez, depois do Tribunal da Relação de Lisboa ter anulado uma primeira decisão, de 2022.
Veja o vídeo: