O programa de apoio aos passes dos idosos “está a ser reavaliado” pela Câmara de Gaia, anunciou o presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes. No entanto, o PS já fala num corte a nove mil beneficiários.
De acordo com um comunicado divulgado, este domingo, dia 28, o PS/Gaia revelou-se contra “corte do apoio municipal a cerca de nove mil beneficiários do cartão Andante Municipal 3ª Idade / ‘ViverGaia+65′”.
O programa Viver Gaia+65 comparticipava em 17,50 euros os passes Andantes para a terceira idade, que tem um valor total de 22,50 euros. A medida é para Luís Filipe Menezes “completamente irresponsável”.
Dessa forma, o presidente da Câmara de Gaia suspendeu-a, e explica que se os cerca de 70 mil idosos da idade beneficiassem da medida, a fatura custaria dezenas de milhões de euros à autarquia, o que se traduziria numa “ruína do município”.
Ainda assim, Luís Filipe Menezes garante que o apoio “regressará em fevereiro, com um conjunto de outras medidas de cariz social reforçadas”, e “será para os pensionistas e reformados de mais baixos recursos”.