Realizada nos dias 10 a 12 de outubro, na região de Trás-os-Montes, em particular na zona de Chaves, a edição deste ano reuniu 40 viaturas e uma centena de pessoas com a tração ligada.
O início do evento começou na sexta-feira, com a receção dos participantes, que foram brindados por um calor de verão em pleno outono. Cumpridas as formalidades, foi tempo de visitar o Centro Histórico e as Termas Romanas de Chaves.
De seguida, os participantes seguiram rumo ao Baloiço de São Domingos, seguindo-se a Barragem do Alto Rabagão
A tarde conduziu à passagem pelo Santuário de Tebruras, a visita ao Castelo e ao Ecomuseu de Barroso, bem como a passagem pelo Miradouro de Montalegre. O regresso ao Hotel Casino de Chaves serviu para recuperar energia para o segundo dia.

A manhã de sábado começou com a passagem pelo Baloiço de Rebordondo e uma paragem para café no Centro de Artes Nadir Afonso. De seguida, os participantes seguiram rumo ao Baloiço de São Domingos, seguindo-se a Barragem do Alto Rabagão.
Após uma paragem junto ao rio em Mirandela, a caravana dirigiu-se até à Casa do Careto, em Podence, onde todos puderam interagir com os Caretos, que são o principal destaque do famoso Carnaval Chocalheiro. Uma paragem e um carnaval antecipado que deixou um sorriso nos lábios dos participantes.
A noite já ia longa, mas havia, ainda, outra surpresa. A Mercedes-Benz Portugal escolheu o evento para uma ante-estreia do novo Mercedes-Benz CLA, modelo 100% elétrico.
Um automóvel revelado com um espetáculo de luz, cor, bailado e destreza física a cargo dos artistas internacionais DUO OPA, Helena Bondar e Dimytro Pavlenko, finalistas do Got Talent Portugal em 2021.

O final do evento aconteceu na Albufeira de Azibo, no Restaurante Casa do Lago, onde foram entregues os Troféus SPAL.
Holger Marquardt, diretor-geral da Mercedes-Benz Portugal, referiu que “a viagem deste ano do nosso evento decorreu na região de Trás-os-Montes e esteve cheio de emoção, aventura e diversão”.
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, foi uma edição especial, pois “tivemos um passeio que destacou o que de melhor tem Trás-os-Montes. E não perdemos a oportunidade de homenagear um amigo do clube, Holger Marquardt. Foi, ainda, uma edição onde os Caretos de Podence marcaram a diferença e surpreenderam todos pela sua animação”.
