Luiz Inácio Lula da Silva, de 80 anos, recebeu esta sexta-feira, dia 16, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (67), no Rio de Janeiro, numa reunião que antecipou a assinatura oficial do histórico acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
O encontro, aconteceu no Palácio do Itamaraty, um dia antes de o tratado ser formalmente assinado em Assunção, no Paraguai. O Brasil será representado na cerimónia de sábado, 17, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira.
Lula falou do significado do acordo e a longa trajetória que levou à sua conclusão: “Foram 25 anos de sofrimento e tentativa de acordo. É um acordo bom para o Brasil, para o Mercosul e para a Europa.”
O presidente do Brasil acrescentou ainda: “Amanhã [sábado], em Assunção, UE e Mercosul farão história ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um produto interno bruto de 22 trilhões de dólares. Esta é uma parceria baseada no multilateralismo.”
Já Ursula von der Leyen elogiou o trabalho conjunto que culminou no avanço do tratado e mostrou otimismo quanto ao futuro da parceria. A presidente da Comissão Europeia afirmou que “o melhor ainda está por vir” e referiu que a assinatura marcará um passo inicial para oportunidades económicas para empresas e cidadãos de ambas as regiões: “Sejam bem-vindos à maior e melhor área de livre comércio do mundo.”
Veja o vídeo em que Lula recebe Ursula von der Leyen: