Lula da Silva, 80 anos, recebeu um telefonema de Luís Montenegro, esta terça-feira, dia 13, para falar sobre o recente acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
No comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, é referido que o presidente do Brasil e o primeiro-ministro português manifestaram a sua satisfação pela aprovação do tratado comercial pelas instituições europeias, um passo importante antes da assinatura prevista para o próximo dia 17 (sábado).
Luís Montenegro felicitou Lula “pelo seu empenho em prol da conclusão do acordo”, destacando o papel do Brasil no processo negocial.
Os dois concordaram que a decisão conjunta representa “um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico” e comprometeram-se a cooperar de forma eficiente para que o tratado entre em vigor e comece a produzir efeitos concretos para as populações dos países envolvidos.
Além disso, a conversa entre Lula e Montenegro abordou a situação na Venezuela e a importância de evitar um cenário de instabilidade na região da América do Sul.
O acordo entre o Mercosul – que inclui o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – e a União Europeia, recorde-se, tem vindo a ser negociado há mais de 25 anos e, apesar de já contar com aprovação de parte dos Estados-membros europeus, ainda carece de ratificação definitiva pelas instituições competentes antes da sua implementação.