O Reino Unido está a enviar militares especialistas e equipamento ‘anti-drone’ para a Bélgica, na sequência de vários avistamentos de drones perto de aeroportos e bases militares. O anúncio foi feito, este domingo, dia 9, pelo chefe das Forças Armadas britânicas, Richard Knighton.
O Reino Unido concordou em “destacar o seu pessoal e o seu equipamento para a Bélgica para os ajudar”, após um pedido das autoridades do país. A decisão foi tomada depois de terem sido registados um série de voos de drones perto de uma base militar, onde estão armazenadas armas nucleares americanas.
O secretário da Defesa britânica, John Healey, afirmou que o Reino Unido estava a enviar uma equipa de especialistas da Royal Air Force para a Bélgica, membro da NATO – Organização do Tratado do Atlântico Norte, “para combater a atividade de ‘drones’ não autorizados”.
Na sema passada, recorde-se, o aeroporto internacional da Bélgica, em Bruxelas, e o de Liège, um dos maiores aeroportos de carga da Europa, tiveram de ser encerrados temporariamente devido a incursões de drones.