Ana Paula Martins, de 60 anos, agendou para 27 de novembro um encontro com a recém-formada Associação dos Médicos Prestadores de Serviço, respondendo ao pedido formal apresentado pelos profissionais. A reunião terá lugar às 10:00, nas instalações do ministério, em Lisboa.
Na véspera, a ministra da Saúde já tinha revelado que a tutela estava a tentar marcar uma conversa “com a maior brevidade possível” com estes médicos, que querem discutir o novo decreto-lei que regula a sua atividade.
O diploma, aprovado pelo Governo no final de outubro, introduz novas regras para os honorários pagos aos clínicos que trabalham a recibos verdes e define também um conjunto de incompatibilidades. O objetivo do Executivo é reduzir o fosso existente entre os valores pagos aos médicos do SNS com contrato e aqueles que exercem funções como prestadores externos – muitos dos quais asseguram turnos nas urgências hospitalares.
Entretanto, o bastonário da Ordem dos Médicos fez saber que também pretende reunir-se com estes profissionais durante esta semana, com o intuito de ouvir diretamente as preocupações e posições da classe.