A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, rejeitou esta terça-feira, dia 18, a ideia de que a unidade de neonatologia do Hospital Dona Estefânia vá ser encerrada. No entanto, assumiu que a Unidade Local de Saúde de São José, em Lisboa, tem “um projeto para a reorganização” do serviço.
“A informação que tenho, vinda diretamente da ULS, é que não está previsto o encerramento. Aquilo que está previsto é, havendo duas neonatologias e por dificuldade de Recursos Humanos – porque temos problemas de Recursos Humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente neste serviço – há um projeto para organização de um polo. Mas o projeto está a ser feito”, garantiu, quando confrontada com as notícias de que poderá estar a ser estudado o encerramento da unidade de neonatologia do hospital em questão.
Ana Paula Martins confirmou que se trata de um “projeto para o trabalho que já existe hoje em rede entre o Hospital Dona Estefânia e a Maternidade Alfredo da Costa”, mas recusou a dar mais pormenores por não ter outros dados.
Está em curso a reorganização da unidade de neonatologia do Hospital Dona Estefânia, avança o JN, estando a ser ponderada a junção num só polo, com o encerramento do serviço neste, devido à falta de médicos especialistas. A publicação refere ainda que a ULS deverá concentrar o serviço de neonatologia na Maternidade Alfredo da Costa (MAC).