A Maserati vai integrar, pela primeira vez, a frota policial italiana, fornecendo um desportivo adaptado para missões de emergência médica. O novo MC20 Pura, em conjunto com um Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, passa a ser utilizado pela Arma dei Carabinieri para o transporte urgente de órgãos e hemoderivados.
A cerimónia de entrega decorreu no comando-geral dos Carabinieri e contou com a presença da hierarquia policial, bem como de representantes da Stellantis, Alfa Romeo e Maserati.
Capaz de superar os 320 km/h, o MC20 Pura está equipado com um motor V6 biturbo Nettuno, com 630 cv, tecnologia de pré-câmara derivada da Fórmula 1 e estrutura monocoque em fibra de carbono. A viatura integra ainda um compartimento traseiro refrigerado para manter o material clínico em segurança, sistemas de luzes e sirenes totalmente integrados no design e equipamentos de monitorização ligados aos centros operacionais de saúde.
Já o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, que reforça uma parceria histórica entre a marca e a polícia italiana desde a década de 1950, está equipado com um motor V6 biturbo de 520 cv, tração traseira e diferencial mecânico de deslizamento limitado. O modelo foi produzido na fábrica da Stellantis, em Cassino.
A adaptação para serviço policial inclui sinalização de emergência, sistemas de comunicação reforçados e tecnologias de segurança otimizadas, assegurando maior estabilidade, resistência e desempenho em missões de longa distância.