Luís Montenegro, de 52 anos, afirmou esta terça-feira, dia 2, que tem a intenção de ir visitar Marcelo Rebelo de Sousa (76) ao Hospital de São João, no Porto, ainda durante o dia de esta terça-feira. O primeiro-ministro garantiu também que está a acompanhar de perto o estado de saúde do Presidente da República.
Em declarações à imprensa, e no rescaldo da operação do chefe de Estado, que esta segunda-feira, dia 1, foi submetido a uma cirurgia a uma hérnia encarcerada, na referida unidade hospitalar, Montenegro assumiu estar informado de que “as coisas estão a correr bem”.
Questionado acerca da conversa que irá ter com Marcelo, o líder do Governo AD focou-se em priorizar a recuperação do Presidente. “Vamos falar, sobretudo, desta recuperação, que é o mais importante, e seguramente também projetar os próximos tempos”, disse, reconhecendo ser uma tarefa complicada: “Acho que é um bocadinho difícil, com o Presidente da República que temos, deixar de falar, seja em que circunstância for, sobre a realidade política e social do País.”
Referindo-se ao funcionamento do executivo, o primeiro-ministro garante que tudo decorre com normalidade e que não há motivo para fazer soar os alarmes de Marcelo Rebelo de Sousa. “Está tudo em dia e, portanto, o senhor Presidente pode, e deve, ficar focado na sua recuperação física”.
Luís Montenegro não é o único que tenciona visitar o chefe de Estado, já que o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, também já manifestou essa vontade.