Ângela Pereira, de 23 anos, morreu esta quinta-feira, dia 25, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, onde se encontrava internada a lutar contra uma grave doença oncológica.
O estado de saúde da jovem de Viana do Castelo agravou-se nos últimos dias, após o desenvolvimento de complicações associadas, nomeadamente uma pneumonia. A morte foi declarada durante a manhã deste dia de Natal.
O caso de Ângela, recorde-se, gerou uma forte onda de solidariedade em todo o País, nas últimas semanas, depois de a própria ter feito um pedido desesperado de ajuda nas redes sociais com desejo de continuar a viver. A luta da jovem tocou milhares de pessoas e teve uma forte onda de apoio de várias celebridades.
Durante o internamento, os profissionais do IPO do Porto estiveram em contacto com especialistas de Manchester, no Reino Unido, para tentar salvar Ângela que tinha um quadro clínico complexo, que incluía uma infeção fúngica rara.
O ator e apresentador Miguel Costa já reagiu à morte da jovem, cou uma mensagem emocionante: “A Ângela ensinou-nos o maior de todos os legados: o amor. Lutou com uma coragem imensa contra uma doença cobarde e, no meio dessa batalha, conseguiu algo extraordinário: uniu-nos, aproximou-nos, encheu os nossos corações de empatia, força e esperança, na tentativa de a ajudar.”
O rosto da SIC continuou, emocionado: “Esse amor que nasceu por ela não se apaga. Brilha e continuará a brilhar dentro de nós, tal como a luz da Ângela, pura e eterna. Que saibamos honrar a sua memória levando para o nosso dia a dia essa união, essa solidariedade, empatia e esse amor que ela despertou em todos nós. Descansa em paz, querida Ângela. Os meus sentidos pêsames à família e amigos. Abraço-vos.”
À família e amigos de Ângela Pereira, o 24Horas endereça as mais sentidas condolências.