O aparecimento de cobras em meios urbanos tem-se tornado, nos últimos meses, cada vez mais comum. Apesar de os casos impressionarem alguns, saiba que estas situações podem ser normais.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) afirma que “sempre existiram répteis nos meios urbanos”. Em declarações ao Notícias ao Minuto, o ICNF explica que existe “um fluxo contínuo de espécies entre os meios periurbanos, mais ou menos naturalizados, e os meios urbanos”.
Um dos motivos para que as cobras surjam nas cidades prende-se com a “naturalização dos meios urbanos”. No caso das cobras, há ainda a situação climatérica, que pode ser favorável à sua reprodução: “Estes fenómenos são cíclicos, condicionados pelas condições climáticas, uma vez que estes animais não conseguem regular a temperatura corporal, sendo influenciados pela temperatura ambiente.”
Entre todas as espécies, a cobra-rateira, a cobra-de-escada, ou a cobra-de-ferradura são aquelas que se encontram mais vezes fora do seu habitat natural.