Donald Trump encontrou-se, esta quinta-feira, 29, com Xi Jinping, na Coreia do Sul, após um périplo pela Ásia. A maior questão entre os Estados Unidos e a China – as duas maiores economias mundiais – são mesmo as trocas comerciais, com os EUA a imporem taxas de 20% aos produtos chineses, desde que começou a guerra comercial entre americanos e o resto do mundo.
“Os Estados Unidos vão baixar imediatamente as tarifas sobre todos os produtos chineses que foram anteriormente implementadas em resposta ao fluxo de ingredientes químicos para o fentanil nos Estados Unidos”, garantiu Donald Trump, que baixou as tarifas da China para metade: 10%.
No final da reunião, que durou quase duas horas, o presidente americano disse, à saída, que Washington e Pequim estão “de acordo em muita coisa”. Ao mesmo tempo, Trump anunciou que Estados Unidos e China poderão fazer um acordo comercial “muito brevemente”.
Donald Trump ficou, ainda, agradado com a ideia de a China começar a comprar soja a granel aos Estados Unidos, como já estava previsto. E, quanto às tarifas, garantiu: “Espero reduzir isso, porque acredito que eles vão nos ajudar com a situação do fentanil.”