Tatiana Schlossberg, neta do antigo Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, morreu esta terça-feira, dia 30, aos 35 anos. A informação foi confirmada pela família através de um comunicado divulgado pela Fundação Biblioteca Presidencial JFK.
Na nota, os familiares expressaram o luto pela perda: “A nossa querida Tatiana faleceu esta manhã. Ela estará para sempre nos nossos corações.”
A morte acontece poucas semanas depois de Tatiana ter tornado público um ensaio pessoal no qual revelava estar a enfrentar um cancro terminal. No texto, publicado na revista The New Yorker, a jornalista explicou que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, que evoluiu para uma forma rara e agressiva da doença conhecida como Inversão 3.
Tatiana recordou o choque do diagnóstico, feito durante a gravidez do seu segundo filho: “Eu não podia acreditar que eles estavam a falar de mim. No dia anterior, tinha nadado 1,6 quilómetros na piscina, grávida de nove meses. Eu não estava doente.”
Apesar de ter sido submetida a vários tratamentos, incluindo sessões de quimioterapia, dois transplantes de medula óssea e a participação em ensaios clínicos, a doença acabou por não regredir.
Filha de Caroline Kennedy, antiga embaixadora dos Estados Unidos, e do designer Edwin Schlossberg, Tatiana deixa o marido, George Moran, e dois filhos pequenos. Ao longo da sua carreira, destacou-se como jornalista e autora.
A família pediu respeito pela privacidade neste momento de dor, agradecendo as inúmeras mensagens de apoio recebidas.