A forte queda de neve registada em Paris, esta quarta-feira, dia 7, está a causar perturbações significativas no tráfego aéreo e a obrigar mesmo ao cancelamento de dezenas de voos, incluindo vários com destino a Portugal.
As péssimas condições meteorológicas em França levaram ao cancelamento de cerca de 100 voos nos aeroportos parisienses, Charles-de-Gaulle e Orly, de acordo com as autoridades. As operações ficaram condicionadas desde o início do dia devido à necessidade de remover a neve das pistas e proceder ao degelo das aeronaves, o que afetou tanto as partidas como as chegadas.
Em Portugal, sete voos com destino ou origem em Paris foram cancelados, cinco a partir do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e dois do Francisco Sá Carneiro (Porto), causando transtornos a milhares de passageiros.
As autoridades francesas colocaram várias regiões do norte e oeste do país sob alerta devido à neve e à formação de gelo e apelaram à população que evitassem deslocações desnecessárias, especialmente em estradas secundárias, onde as condições são mais perigosas.
Também no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foram registados, pelo menos, 800 voos cancelados, devido à queda de neve e ao vento forte, número que ainda poderá aumentar ao longo do dia. Entre partidas e chegadas, foram canceladas sete ligações com Portugal, três em Lisboa e quatro no Porto.
Já na Bélgica, o temporal levou ao cancelamento de 40 voos no aeroporto internacional de Bruxelas, incluindo ligações aéreas com Portugal.
Veja o vídeo: