Está estudado pela Psicologia: há um síndrome que leva algumas pessoas a sentirem-se frustradas por não se conseguirem integrar, estar com os outros ou não estarem integradas socialmente. Chama-se FOMO, a sigla inglesa paras ‘Fear of Missing Out’ pessoas acabam por ficar em casa, no sofá, a fazer ‘scrool’ e com alguma tristeza e melancolia.
Para colmatar este problema, um grupo de quatro jovens portugueses – Martim Bello, Lourenço Castelão, Mateus Zanatti e Vasco Clérigo – desenvolveram uma aplicação que mostra, em tempo real, onde estão os melhores eventos e festas do país.
Para tal contam com os próprios utilizadores – os que saíram de casa – a partilhar onde estão, o que se está a passar, e a avaliar as festas.
“A aplicação junta tudo e mostra os melhores ‘hot spots’ ajustados ao perfil de casa utilizador”, referem os quatros rapazes, todos de 24 anos, que criaram a App FOMO, ao jornal Correio da Manhã.
Martim Bello acrescenta, ao mesmo jornal: “Não queremos obrigar as pessoas a sair de casa porque estão com FOMO. Pelo contrário, queremos que saibam que, às vezes, o melhor é mesmo ficar no sofá. Desta vez sem FOMO”.
A App FOMO está disponível no site ‘https//www.fomoapp.org’ e, também, nas lojas da Apple e Google como ‘FOMO – No More Guessing’.