Judite Sousa terminou formalmente a sua ligação ao jornalismo. O 24Horas sabe que Judite entregou esta manhã de quinta-feira, dia 22, a sua Carteira Profissional (n.° 241, emitida em 11 de junho de 1979), colocando um ponto final numa vida de quatro décadas ao serviço do jornalismo.
Judite Sousa já tinha sugerido essa decisão numa publicação nas suas redes sociais, na véspera da primeira volta das eleições presidenciais. Nessa publicação, Judite recorda alguns dos momentos mais impactantes da sua carreira. “Foi uma pré- despedida. Agora, avançei formalmente. Estou a viver uma nova vida, com energia e entusiasmo. Fico livre para encarar áreas de intervenção pública que me possam interessar e dedicar-me sem constrangimentos à escrita.”
O 24Horas confirmou que Judite Sousa já alterou o seu perfil nas redes sociais, onde se apresenta como comunicadora e escritora. Judite, recorde-se, está a preparar, para muito breve, o lançamento do seu 12.° livro, que será editado pela britânica Penguin Random House, com a chancela premium da editora: Penguin.
O 24Horas sabe ainda que Judite está a ponderar criar uma área de influência nas redes sociais com o objetivo de consolidar e ampliar o seu número de seguidores que, neste momento, está nos 163 mil seguidores no Facebook e no Instagram.
Em exclusivo ao 24Horas, sobre a decisão de entregar a Carteira Profissional, Judite diz esperar que se “dilua o assédio mediático” de que foi “alvo na última década” e cita uma escritora americana do século XIX, Amelia Earhart: “A coragem é o preço que a vida exige para nos conceder a paz.”