Frase do dia

  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
Search

O design é arrebatador e apela ao melhor “Cuore Sportivo” da marca italiana. SUV de médio porte chega em janeiro com motores Diesel, Híbrido (MHEV) e Híbrido Plug-in (PHEV).

A Alfa Romeo decidiu apresentar o novo Tonale em Pisa, Itália. Um centro de arte e cultura, mas, também, local de excelência científica e tecnológica com “Scuola Normale Superiore”, na vanguarda da Inteligência Artificial.

A nova gama é diversificada e podemos optar entre versões com motores Diesel, híbridos (MHEV) e híbridos plug-in (PHEV). Uma versão 100% elétrica fica para mais tarde. Oficialmente, ainda não há uma data definida.

O C-SUV desportivo da marca Biscione divide-se entre os níveis de equipamento Sprint, Ti e Veloce. A gama inicia-se com o Tonale Ibrida, disponível a partir de €43.800.

O Tonale Ibrida integra um motor de quatro cilindros 1.5 de 175 cv, equipado com Turbo de Geometria Variável (VGT), combinando uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e tração dianteira. Esta é a evolução da tecnologia híbrida de 48V mais recente da marca.

Para os que preferem a opção Diesel, o 1.6 de 130 cv está disponível com transmissão automática de dupla embraiagem de seis velocidades e tração dianteira. O topo de gama é o Q4 Ibrida Plug-In, com tração integral eletrificada, 270 cv e caixa automática de seis velocidades.

O tempo estava chuvoso durante o ensaio do Motor 24 Horas, mas, mesmo assim, dezenas de turistas não deixaram de visitar a zona da Torre de Pisa, onde é possível beber um café e comprar uma lembrança ou artesanato.

Interior mais refinado e sofisticado 

A evolução do C-SUV da Alfa Romeo é sentida sensorialmente pelo design exterior, que é acompanhado por um interior mais refinado, com bom gosto. O painel de instrumentos digital Telescope de 12,3″ e o sistema de infoentretenimento de 10,25″ facilitam a gestão de todas as funções do automóvel, numa experiência semelhante à de um smartphone.

A conectividade acontece graças ao Apple CarPlay e Android Auto sem fios, aos serviços digitais Alfa Connect e às atualizações over-the-air (OTA), que mantêm o software atualizado.

O habitáculo do novo Tonale evoluiu com materiais e detalhes premium, introduzindo novas combinações de cores e acabamentos, como os novos bancos em tecido canelado, estofados em pele vermelha com costuras coordenadas da mesma cor, ou em Alcântara bicolor preto/branco, este último combinado com o painel de instrumentos, rico em funcionalidades, estofado em Alcântara com costuras contrastantes.

Os interiores são, também, enriquecidos com costuras contrastantes no painel de instrumentos, painéis das portas e apoio de braços, variando de acordo com o tipo de bancos selecionados.

Em couro ou Alcântara, contam com bancos premium com ajuste elétrico de oito posições á frente, juntando o apoio lombar elétrico de quatro posições, aquecimento e ventilação. O volante é aquecido, tal como os aspersores de lavagem exteriores.

O novo seletor de condução rotativo, posicionado na consola central redesenhada, é funcional e permite usar a caixa de velocidades com recurso às patilhas em alumínio do tipo “billet” atrás do volante – também neste caso se nota o apelo à competição automóvel.

Sempre com a resposta na ponta da língua

O Tonale está mais largo, com uma distância entre eixos aumentada. Mais espaço interior e um comportamento dinâmico mais equilibrado. O feeling de condução tradicional da marca transalpina está lá. É mais do que um simples restyling.

O chassis equilibrado, com boa distribuição de peso, a suspensão McPherson independente com calibração desportiva na dianteira e na traseira, os travões Brembo e direção é direta e precisa são outros atributos. O resultado geral é muito positivo.

Ao volante, sentimos agilidade a desenhar as curvas, um bom compromisso entre desportividade e conforto, sempre pronto a entusiasmar o condutor. Para otimizar o comportamento e as prestações, o modo de condução preferido pode ser escolhido, assim como a afinação da suspensão eletrónica Dual Stage Valve (DSV), que pode ser gerida pelo condutor.

Para um melhor equilíbrio entre conforto e manobrabilidade, o sistema brake-by-wire e a tração integral Q4 AWD, no Ibrida Plug-In, contribuem para encontrar o melhor compromisso entre estabilidade, segurança e dinamismo. 

A apresentação internacional do novo Alfa Romeo Tonale teve lugar em Pisa. Vale a pena conhecer igualmente a zona balnear de Tirrenia, assim como a Praia de Calambrone, onde encontramos a marina e dezenas de restaurantes que, no verão, são bem animados. O painel de homenagem ao cinema italiano é outra das atrações.

No que diz respeito à segurança, o novo Tonale garante a máxima expressão, como demonstrado pela sua classificação de cinco estrelas no Euro NCAP, oferecendo um pacote de funções avançadas de assistência à condução de nível 2, incluindo Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente com Centragem na Faixa, Assistência em Congestionamentos, Deteção de Ângulo Morto e Deteção de Tráfego Transversal Traseiro,

Também existe Monitorização da Atenção do Condutor, bem como sistema de reconhecimento de sinais de trânsito com Assistência Inteligente à Velocidade e travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas.

Além destas funcionalidades, duas novas tecnologias importantes melhoram o conforto e simplificam a condução: câmara de alta resolução de 360° com “vista de drone” e estacionamento semiautomático, que facilitam as manobras em todas as condições.

O Alfa Romeo Tonale utiliza duas aplicações principais: a My Alfa Connect para gerir o veículo remotamente e a Free2move Charge para gerir o carregamento da versão híbrida plug-in.

Recomendado para si

Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.