Atravessar a linha férrea em Portimão vai ser, a partir de hoje, dia 18, feita através do novo viaduto. A abertura ao trânsito desta via aérea vai levar ao encerramento definitivo da passagem de nível existente na cidade.
A obra integra o projeto de eletrificação do troço Tunes–Lagos da Linha do Algarve, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.
A Câmara Municipal de Portimão informou que, com a entrada em funcionamento da nova estrutura, a travessia da linha de caminho-de-ferro passará a ser feita exclusivamente através do viaduto, sendo introduzidas alterações na circulação automóvel naquela zona.
De acordo com a autarquia, as mudanças no trânsito resultam apenas do fecho da passagem de nível e da abertura do viaduto, tratando-se de ajustamentos considerados normais neste tipo de intervenções, tanto para os automobilistas como para os utilizadores dos transportes públicos.
O município garante ainda que nas vias adjacentes não haverá alterações, mantendo-se os atuais sentidos de trânsito, acessos e organização rodoviária.
O encerramento da passagem de nível terá impacto no serviço urbano de transportes Vai e Vem. A partir de 18 de dezembro, entram em vigor alterações nos percursos das linhas 12, 21N, 31, 32, 35 e 37.
No âmbito desta reorganização, as linhas 31 e 32 serão descontinuadas, dando lugar à nova linha 30, que assegurará o serviço nas mesmas zonas. A nova ligação permitirá uma ligação direta entre o Hospital de Portimão e o Aqua Portimão, com uma frequência de 30 minutos em ambos os sentidos.
Apesar da relevância da nova infraestrutura, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, admitiu ter sido surpreendido pela data da abertura, referindo que preferia “que a abertura acontecesse no ano que vem”.