A Marinha Portuguesa assinalou, a 14 de novembro, um novo capítulo na sua história com a cerimónia do corte da primeira chapa do NRP Luís de Camões, o primeiro de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos. O evento, realizado num estaleiro na Turquia, contou com a presença de altas patentes navais e autoridades do sector da defesa, simbolizando o compromisso nacional com a modernização da frota e o reforço da capacidade operacional em missões de longo alcance.

O NRP Luís de Camões, nome que homenageia o maior poeta português e celebra a herança marítima do país, virá equipado com tecnologia de ponta. O navio irá garantir maior autonomia à Marinha, permitindo operações de reabastecimento em alto-mar e apoio logístico a missões humanitárias e de defesa. Segundo o contra-almirante João de Oliveira Cordeiro, “a construção do NRP Luís de Camões é um passo significativo que garantirá que a Marinha Portuguesa esteja pronta para enfrentar os desafios do futuro”.
“Os novos navios têm como missão aumentar a capacidade da esquadra e garantir o apoio logístico sustentado em operações militares nacionais e internacionais, bem como em missões de interesse público”, refere a Marinha, que não tem um abastecedor de esquadra desde que o NRP Bérrio foi dado para abate em 2020.



Estes dois novos navios podem fazer o transporte e reabastecimento no mar de outros navios com combustível para navios e aeronaves, água potável, carga sólida geral e munições, além de apoio logístico diversificado e funções hospitalares para situações de catástrofe.
A classe terá um segundo navio semelhante, que se irá chamar NRP D. Dinis, o rei-trovador.
Com 137 metros de comprimento e um deslocamento de 11 000 toneladas, estes navios atingem uma velocidade máxima superior a 18 nós e contam com propulsão híbrida, combinando sistemas diesel e elétricos. A guarnição será composta por 50 militares, dispondo ainda de alojamento extra para mais 50 elementos e capacidade temporária para mais de 100 pessoas, garantindo flexibilidade para diferentes tipos de missões.