Frase do dia

  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
  • 'Uma greve geral para reclamar o quê?', Luís Montenegro
Search

O BMW iX xDrive45 é um autêntico “Globetrotter”, um papa-léguas, sempre pronto a devorar quilómetros. Apesar do peso superior a duas toneladas, surpreende pelo comportamento dinâmico e consumos.

Partimos rumo ao Alentejo no BMW iX xDrive45. A previsão do tempo para o fim de semana não era famosa devido à tempestade “Gabrielle”. A vontade de conduzir o SUV elétrico da marca alemã era grande e não havia tempestade que nos fizesse mudar de ideias.

Este modelo é a versão de entrada, mas luxo não falta, encontra-se super-equipado, recheado de equipamento de segurança e conforto. São €100.000 de carro.

Este SUV é um automóvel enorme, com praticamente cinco metros de comprimento (4.965 mm), 1.970 mm de largura (sem espelhos) e um peso de duas toneladas e meia.

É preciso espaço para andar com ele na estrada e não convém inventar aventuras por ruas estreitas onde pode ser complicado realizar algumas manobras.

Na estrada, é um autêntico “Globetrotter”, um papa-léguas, sempre pronto a devorar quilómetros. As enormes jantes de 21″ ajudam a desenhar a passagem por cada curva com segurança.

O binário do motor (700 Nm) confirmam a força de ação deste SUV, que tem a velocidade máxima limitada a 200 km/h. A transmissão é, obviamente, automática.

As ruas da vila alentejana de Cabeço de Vide tornam-se fáceis de serpentear graças aos diferentes sistemas de apoio à condução disponíveis no BMW iX xDrive45.

A experiência de condução não desilude. É confortável, silencioso e apesar do peso despacha-se com prontidão, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos.

A rigidez estrutural, a distribuição de peso equilibrada e o centro de gravidade baixo, são elementos fundamentais para o iX xDrive45 revelar um bom desempenho nas estradas alentejanas.

Este modelo apresenta um design moderno e, apesar das dimensões, consegue ser elegante, com novas luzes de LED, grelha redesenhada e a opção de um pacote M Sport.

O motor elétrico tem 300 kW (408 cv) e a autonomia (WLTP) ronda os 600 km. Tudo tranquilo. O meu plano passava por evitar postos de carregamento rápidos para não ser“assaltado”.

A Ponte Romana de Fronteira, a norte da vila de Fronteira, a cerca de 1,5 km, na estrada para Alter do Chão, ergue-se através de 10 arcos de construção granítica. Ao longo dos anos, foi sendo restaurada, assim como a zona envolvente da praia Fluvial de Ribeira.

A suspensão deste SUV 100% elétrico foi ajustada para proporcionar uma condução suave e confortável, absorvendo as imperfeições da estrada sem causar fadiga. O sistema de massagem do banco do condutor funciona bem e serviu para relaxar na viagem entre Fronteira e Alter do Chão.

O interior deste SUV é enorme. O ecrã curvo é luminoso e tem toda a informação que necessitamos. O sistema de som Harman Kardon Surround é muito acima da média, vale a pena aumentar o volume para ouvir com qualidade a nossa banda preferida ou escutar um bom podcast.

Espaço não falta e os locais para guardar pequenos objetos também não. O carregador sem fios para telemóvel está posicionado numa bandeja por baixo do apoio de braço central. Inclui um ecrã curvo com o mais recente sistema operativo da BMW, conectividade para Android Auto e Apple CarPlay sem fios, e funcionalidades de condução autónoma de nível dois.

O interior é espaçoso, com um volante renovado e controlos elétricos nos painéis das portas, ou seja, para abrir as portas a partir do interior temos de pressionar um botão.

Os diversos sistemas de assistência ao condutor tornam tudo mais fácil na ligação ao carro. Por exemplo, como não gosto de retirar os olhos da estrada quando conduzo, utilizo bastante os assistentes de voz.

No caso do BMW iX xDrive45, funciona bastante bem e basta utilizar o microfone para alternar entre um pedido para ouvir rádio ou solicitar um novo destino na navegação.

Como seria de esperar, este SUV está equipado com os sistemas de segurança mais recentes que se encontram na indústria automóvel.

Múltiplos airbags, alerta de pressão de pneus, controlo de estabilidade de última geração, assistência de travagem com controlo em curva, proteção para peões, sistema de alerta quando ultrapassamos o limite de velocidade indicado… Enfim, tudo a que temos direito por €100.000 de carro.

Uma última referência para o consumo de energia que se revelou bastante aceitável. A velocidades reduzidas, chegamos a consumir muito abaixo do combinado homologado (ciclo WLTP): 21,8 kWh/100 km. Utilizando a regenaração na transmissão automática “B”, conseguimos mesmo realizar 15 kWh/100 km.

A grelha frontal incorpora uma câmara de 360° e um sistema de radar. A assinatura luminosa do BMW iX xDrive45 durante a noite destaca-se ao longe.

A marca alemã prepara novidades na dianteira dos seus modelos. O design será diferente já no Neue Klasse iX3 ao regressar aos tradicionais “rins” da BMW, procurando um visual mais proporcional.

Preço base: €86.991

Equipamento opcional: €13.589

Preço total (impostos incl.): €101.881

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O BMW iX xDRIVE45

Recomendado para si

Produzido em Palmela, o SUV “Made in Portugal” ganha uma nova alma. Foi apresentado, pela primeira vez, em 2017, renovado em 2021 e já vendeu mais de dois milhões de unidades.
Além da estreia do novo B-SUV, na conferência de imprensa da Kia, no Salão de Bruxelas, serão ainda apresentadas as versões GT do EV3, EV4 Hatchback e EV5, focadas na dinâmica e espírito desportivo.