O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega este sábado ao Cairo para participar na inauguração do Grande Museu Egípcio, a convite do Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.
Localizado junto às Pirâmides de Gizé, o novo museu é considerado o maior complexo arqueológico do mundo dedicado a uma única civilização. A inauguração marca o fim de cerca de duas décadas de construção e motivou a declaração de feriado nacional no Egito. O museu teve um custo calculado em mais de mil milhões de dólares (cerca de 930 milhões de euros).
O evento reúne dezenas de líderes e dignitários internacionais, entre os quais os reis de Espanha e da Bélgica, os presidentes da Alemanha, Portugal, Croácia, Sérvia, Colômbia e Palestina, bem como os primeiros-ministros da Hungria, Grécia e Países Baixos.
Entre os convidados estão também os presidentes do Sudão e da República Democrática do Congo, os primeiros-ministros da Bélgica, Luxemburgo e Uganda, o príncipe do Mónaco, o grão-duque do Luxemburgo e as rainhas da Jordânia e da Dinamarca.
O projeto do novo museu começou em 2005, mas ficou paralisado durante à instabilidade política após a Primavera Árabe de 2011 e enfrentou novos atrasos por causa da pandemia.
Veja o vídeo do Grande Museu Egípcio: