Dina Aguiar, de 72 anos, deixa o ‘Portugal em Direto’, programa que apresenta na RTP1 desde 2005, no final de setembro, como avançou esta quarta-feira, dia 10, o Correio da Manhã, e entretanto confirmada pela própria ao 24Horas. E a razão apontada para a sua saída, comunicada pelo novo diretor de Informação da estação pública, diz respeito ao seu “elevado” salário. E quanto ganha a jornalista? 5 mil euros por mês, a recibos verdes, sabe o 24Horas.
“Não é muito dinheiro, para o que a Dina vale e dá de retorno à RTP, mas a verdade é que o Vítor [Gonçalves] teve medo da reação daqueles que fazem 70 anos e que estão a ser chamados para ir embora”, conta fonte da estação ao 24Horas. “Vamos ter saudades da Dina”, garante outro colega, acreditando que, se o diretor de Informação quisesse muito a jornalista e o ‘Portugal em Direto’, não havia idade que se impusesse a nada”.
Em novembro de 2023, Dina Aguiar fez 70 anos, idade para a reforma, e a RTP viu-se obrigada, por lei, a pedir ao Ministério da Cultura para continuar a ter a jornalista no pequeno ecrã. A resposta foi positiva, mas com uma condicionante: de seis em seis meses, esse acordo teria de ser renovado. Até agora. Meio século depois do seu primeiro dia na estação pública…