Já considerado o 4.º grande do futebol português, o SC Braga celebra 105 anos de vida, esta segunda-feira, dia 19. A efeméride foi assinalada com uma cerimónia na AMCO Arena, o magnífico pavilhão desportivo do clube minhoto, que contou com a presença do presidente do município, João Rodrigues, bem como de vários ex-atletas e dirigentes do emblema bracarense. A celebração ficou, naturalmente, marcada pelo discurso de António Salvador.
O presidente dos guerreiros não ignorou a fase difícil que o clube atravessa, neste momento da época (perda da Taça da Liga para o rival V. Guimarães e a eliminação da Taça de Portugal, aos pés do modesto Fafe), mas relembrou a importância desta data e de tudo o que ela representa.
“Estamos hoje aqui, não perante estados de espírito momentâneos, mas perante o peso da história e o respeito que ela nos merece. É o peso da história que nos convoca a comparecer aqui, neste dia simbólico, para prestarmos reconhecimento e homenagem a todos aqueles que, ano após ano, década após década, permitiram que aqui chegássemos”, começou por dizer.
“Celebrar o aniversário do nosso clube é algo que devemos fazer de forma enérgica e entusiástica, louvando o esforço de todos os que se dedicaram a esta causa. Celebrar o aniversário do nosso clube é reafirmar, com orgulho, o quanto estimamos este símbolo e a história que ele carrega”, acrescentou António Salvador.
Prosseguindo uma oratória de exaltação ao emblema que preside, o presidente do SC Braga revelou-se orgulhoso do caminho que tem traçado na liderança do clube.
“A mensagem que vos quero transmitir neste dia é precisamente uma mensagem de orgulho. Orgulho de um Presidente que tem a oportunidade, que lhe foi conferida pelos sócios, de fazer maior o Sporting Clube de Braga, assim engrandecendo todos aqueles que o antecederam e todos aqueles que lhe sucederão. Orgulho de um sócio que sente pertencer a um clube único e que partilha essa condição com dezenas de milhar de pessoas igualmente imbuídas de um espírito de superação e de ambição”, proclamou.
Para terminar, o presidente dos arsenalistas revelou a sua vontade de fazer crescer a união em torno do SC Braga: “Nada consegui e nada conseguirei sozinho. Assumi para os próximos anos o desafio de ser um fator de união e de convergência em torno deste Clube. Quero trazer para o Sporting Clube de Braga tudo aquilo que nos possa fortalecer e quero que essa mesma força seja devolvida à comunidade em prol de uma cidade e de uma região mais vencedoras.”