De acordo com a proposta do Orçamento de Estado (OE), o valor disponível para ajudar a construir e requalificar residências e quartos a preços acessíveis para estudantes no ensino superior irá aumentar 40% no próximo ano.
A proposta, entregue esta quinta-feira, dia 9, prevê um valor de 458,4 milhões de euros para investir e modernizar as infraestruturas e operações de construção, aquisição, adequação e renovação de residências no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, de acordo com o documento. Este é um aumento de 39,6% em relação ao valor deste ano.
No total, este OE pretende ainda destinar 3.925 milhões de euros ao setor do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o que representa um aumento de 8,2% em comparação com 2025, como já tinha sido indicado pelo ministro da educação, Fernando Alexandre.
Recorde-se que, segundo um inquérito divulgado pela Federação Académica de Lisboa, 25% dos alunos do ensino superior ponderam abandonar a universidade devido ao custo elevado dos alojamentos.