A agitação marítima deixou Portugal em alerta amarelo durante este fim de semana, dias 6 e 7. Ontem, na praia da Azarujinha, Cascais, as ondas galgavam a praia e invadiam o paredão.
Num vídeo divulgado num grupo de Facebook de locais, pode ver-se a violência e, ao mesmo tempo, a beleza do mar revolto. Também em Cascais, mas na zona do Praia da Poça, um mar trouxe para terra a carcaça de um golfinho morto.
A situação de forte agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), irá manter-se forte nos próximos dias, havendo períodos em que a altura significativa da onda irá variar entre os 4 e 5 metros, o que corresponde ao aviso de nível amarelo, ou mesmo ligeiramente superior.
As depressões que se deslocam para leste no Atlântico Norte, maioritariamente em direção às ilhas Britânicas, continuam a gerar ondulação forte, que atinge continuamente a costa ocidental de Portugal continental.
O IPMA recomenda o acompanhamento da emissão de avisos meteorológicos para esta situação e a sua atualização.
No que toca à previsão do tempo, para a próxima semana, (8 a 14 de dezembro de 2025) será de tempo chuvoso e relativamente quente, com valores da temperatura acima do normal para a época. Os valores da temperatura máxima estarão entre 15 e 18 °C e os da temperatura mínima entre 9 a 13 °C em vários locais do território, em especial junto ao litoral.
O território do Continente ficará sob a influência de uma massa de ar quente e húmido, o que originará ocorrência frequente de chuva e redução de visibilidade, em especial nas regiões montanhosas.
Episódios de passagem de sistemas frontais, como nos dias 9 e 10, irão provocar vento de oeste moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste, e ocorrência de precipitação forte, atingindo com maior intensidade a região noroeste do território, onde os valores acumulados na semana serão muito elevados.