Depois de um processo de decisão, com o tempo mínimo necessário (mas no estrito cumprimento dos respectivos Estatutos), vi ontem...
Depois de um processo de decisão, com o tempo mínimo necessário (mas no estrito cumprimento dos respectivos Estatutos), vi ontem confirmada a minha eleição para Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP).
Com a alegria e confiança dos que – por amizade, por razões objectivas ou por estratégia –assim o entenderam… mas, também, e como sempre,… com a inveja e o desespero dos que ou nunca conseguiram nada ou que, tendo conseguido tanta coisa, se preocupam demais com o êxito dos outros!
A uns e a outros, muito especialmente aos que confiaram – de uma maneira ou de outra, mesmo que pelo silêncio – a promessa de empenho e de responsabilidade, num compromisso de que tenho de sair vitorioso!
Um projecto assumido para iniciar de um novo ciclo, porque as lideranças, por muito parecidas que sejam, por muito de continuidade que se assumam ser, têm sempre um cunho pessoal!
Também eu não irei fugir a essa realidade, não deixarei de querer que essa realidade seja feita de continuidade, mas também de novos compromissos, de novos caminhos!
Um percurso começado há pouco mais de dois anos, com o desafio que então me foi lançado por Luís Filipe Menezes, agora de novo “chamado” para voltar a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Gaia.
Um desafio feito por amizade (por uma grande amizade), com um pedido de empenho e disponibilidade para este projecto, empenho e disponibilidade que agora renovo!
Um novo ciclo que vai contar com a energia do… novo… Secretário Geral da CCIAP, Hayder Al-Kodhairi, chegado a esse cargo há menos de um ano!
Sem deixarmos de ter memória, e recordarmos o Eng. Karim Bouabdellah – pese embora todos os desentendimentos na fase final da sua vida, que assumimos – e o Eng. Ângelo Correia, presidente por muitos anos da CCIAP, com um legado ímpar na procura de um relacionamento de excelência junto das entidades económicas desses 22 países!
Estes serão “tempos” tão exigentes quão desafiantes, por ser quase tudo novo e quase tudo de uma incerteza quase absoluta!
Teremos de saber responder a cada necessidade de cada País Árabe, interessado no intercâmbio com empresas portuguesas.
Como saberemos procurar resposta a cada desígnio de empresários e empresas portuguesas no mundo Árabe, contando com a experiência e a disponibilidade dos Senhores Embaixadores desses Países em Portugal.
Uma ajuda que contará com o empenho de todos os meus Colegas da Comissão Executiva – onde me permito destacar Miguel Frasquilho, que aceitou continuar, agora como 1.º Vice Presidente português – para além dos 54 membros actuais do Conselho de Administração (numa participação paritária entre Portugueses e Árabes), que continuam em funções e cuja experiência será de uma mais-valia extraordinária para todos nós.
Por tudo isso, continuaremos a sonhar e a querer concretizar esse sonho, feito de trabalho real!
Para conseguirmos aliar as necessidades de uns aos desejos de outros, a grandeza económica desses países, com a disponibilidade de tantas empresas e tantos empresários portugueses!
Encontraremos os parceiros ideias para cada caso, identificaremos necessidades precisas, saberemos procurar as empresas mais adequadas, os parceiros mais credíveis, descobrir os regimes mais favoráveis, disponibilizar as informações mais precisas…
Mas também seremos obrigados a sermos capazes de identificar o que procura cada empresa, para sermos úteis em cada momento!
Por nós… continuaremos a perseguir e a prosseguir o interesse das empresas e os empresários portugueses no mundo árabe!
Sem grandiloquência, mas totalmente comprometidos com os nossos objectivos, nesta … NOVA VIDA DA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA ÁRABE-PORTUGUESA.