O navegador português Paulo Fiúza fez história este sábado, 17 de janeiro de 2026, ao tornar-se o primeiro luso a vencer a classificação geral do Rali Dakar. A vitória foi selada na categoria de camiões, onde Fiúza integrou a tripulação da equipa Nørdis Team De Rooy FPT.
A bordo de um camião Iveco PowerStar, a equipa composta pelo piloto lituano Vaidotas Žala, o navegador Paulo Fiúza e o mecânico Max van Grol concluiu a prova com um tempo total de 56 horas, 58 minutos e 38 segundos. A consistência da dupla foi determinante para gerir a vantagem nas dunas da Arábia Saudita, terminando a competição com uma margem de 20 minutos e 18 segundos de avanço sobre o segundo classificado, o checo Aleš Loprais. O pódio ficou completo com o neerlandês Mitchel van den Brink, que terminou a 29 minutos e 3 segundos dos vencedores.
“Sonho alcançado! A equipa vencedora! Esta vitória é nossa e de todos vocês que sempre acreditaram como eu!”, escreveu no Instagram, ao lado do piloto e do mecânico.
Este triunfo inédito ocorre na 48.ª edição da prova, marcando a consagração de Fiúza após mais de duas décadas de experiência na mítica maratona do todo-o-terreno. Na etapa final, uma especial de 105 km, a equipa limitou-se a gerir o esforço, cruzando a meta na sexta posição da tirada, o suficiente para garantir o título histórico para as cores de Portugal e da Lituânia.
O piloto qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia) venceu a competição dos automóveis.