Os medicamentos para a diabetes tipo 2, por exemplo o Ozempic e o Mounjaro, tornaram-se um fenómeno entre pessoas que querem emagrecer. Mas não são apenas os seres humanos que têm vindo a engordar cada vez mais e a enfrentar dificuldades em perder peso na era moderna.
Os animais domésticos têm vindo a seguir a tendência dos seus donos: têm peso em excesso. Mas será que medicamentos semelhantes ao Ozempic e ao Mounjaro funcionariam em gatos e cães? A ideia já está a ser testada por cientistas e veterinários.
De acordo com a revista Veja, a ideia é criar um medicamento com o princípio ativo GLP-1, desenvolvido especialmente para animais. Os estudos já foram iniciados em diferentes países, incluindo o Brasil, e os medicamentos estão a ser testados em felinos.
No entanto, há diferenças relativamente às doses para humanos, que são injetáveis. No caso dos animais, os gatos vão ter um chip na pele, que vai libertando a medicação ao longo de seis meses.
Os primeiros resultados deverão ser conhecidos no início de 2026 e a comprovar-se a eficácia deste método, os medicamentos podem tornar-se numa revolução no controlo da obesidade animal.