O Parlamento turco foi esta quarta-feira palco de confrontos físicos entre deputados do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder, e da oposição, durante a tomada de posse do novo ministro da Justiça, Akin Gürlek.
A tensão instalou-se quando parlamentares da oposição tentaram impedir Gürlek, nomeado pelo presidente Recep Tayyip Erdoğan no âmbito de uma remodelação governamental, de prestar juramento.
Registaram-se empurrões e agressões, levando o presidente do Parlamento a suspender a sessão por 15 minutos para restabelecer a ordem. Após a interrupção dos trabalhos, o novo ministro acabou por prestar juramento rodeado por deputados do AKP.
Akin Gürlek, antigo procurador-geral de Istambul, esteve à frente de vários processos judiciais contra membros do Partido Republicano do Povo (CHP), principal força da oposição. O CHP tem acusado repetidamente as autoridades de utilizarem o sistema judicial para fins políticos.
🚨🇹🇷 CHAOS IN PARLIAMENT!
— WAR (@warsurv) February 12, 2026
Turkey’s parliament erupted into an all-out brawl as lawmakers tried to block the new justice minister from taking his oath of office. Punches thrown. Shouting. Total disorder. pic.twitter.com/0guiE42LEb