Paris e as principais cidades de França estão a ferro e fogo. Milhares de franceses bloquearam, esta quarta-feira, dia 10, vários pontos estratégicos de acesso e circulação em protesto contra as políticas do Governo de Emmanuel Macron. Caixotes do lixo a arder, estradas cortadas e gás lacrimogéneo são uma parte do caos causado pelos manifestantes.
A Polícia já deteve mais de 295 pessoas.
A mobilização, impulsionada nas redes sociais através do movimento ‘Vamos Bloquear Tudo’, está a ser comparada ao movimento dos Coletes Amarelos, que há sete anos paralisou grande parte do país, que vive uma grave crise económica e social.
De acordo com o jornal francês Le Monde, os manifestantes atearam fogo a objetos no viaduto Calix, impedindo a circulação automóvel. Já em Bordéus, dezenas de jovens encapuzados bloquearam a rotunda próximas do viaduto Cheviré.
Os protestos, recorde-se, surgem na sequência da queda do Governo francês, após o chumbo de uma moção de confiança ao então primeiro-ministro, François Bayrou, e apenas um dia depois de o presidente Emmanuel Macron nomear Sébastien Lecornu como novo chefe do Executivo.