Vários passageiros ficaram retidos e sem saber o que fazer no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, depois de, na noite de quinta-feira, 9, a TAP ter cancelado um voo direto para o Recife, Brasil.
Na origem do cancelamento do voo TP015, que tinha descolagem marcada para as 23:10, esteve uma falha no sistema elétrico do ar condicionado. Segundo avança o Diário de Pernambuco, as bagagens não foram devolvidas aos passageiros na sequência da anulação da viagem entre continentes, sendo que muitos deles viram-se forçados a permanecer mais de 24 horas no aeroporto, sem que lhes fossem fornecidos pela companhia aérea alimentação adequada, serviços de hospedagem ou informações quanto aos procedimentos a realizar.
“Nem os hotéis mais baratos e nem os mais caros. A TAP não deu retorno algum. Pegaram nas nossas malas e não devolveram. Estamos sem rumo e sem direção até agora”, disse uma das passageiras, após ficar mais de 24 horas no aeroporto, sem dormir e em pé, que assegurou haver crianças, grávidas e idosos que se encontravam na mesma situação.
O Diário de Pernambuco contactou a TAP, obtendo a informação de que não seria emitida nenhuma nota oficial e que foi disponibilizado um voo aos passageiros para a tarde do próximo domingo, dia 12. A companhia aérea do Estado informou, ainda, os clientes de que deveriam solicitar vouchers no aeroporto e caso não fossem atendidos, guardar os comprovativos de despesa para requerer posteriormente um reembolso no site oficial da companhia.
No entanto, passageiros informaram o mesmo jornal que, na realidade, o voo terá sido remarcado para a tarde de sexta-feira, 10, sem que lhes tenha sido prestado qualquer apoio.