O Toluca do ‘nosso’ Paulinho sagrou-se bicampeão do México, ao bater os UANL Tigres no desempate por grandes penalidades (9-8), depois de um empate a dois golos no resultado agregado da final do Torneio Apertura.
Após a derrota por 1-0 no primeiro jogo, a equipa orientada por Antonio Mohamed entrou determinada na segunda mão. Fernando Gorriarán colocou os Tigres em vantagem, logo aos 12 minutos, mas o Toluca respondeu ainda antes do intervalo, com Helinho a restabelecer a igualdade, aos 41’. No segundo tempo, o Paulinho fez a reviravolta, aos 52′, levando a decisão do título para prolongamento e, mais tarde, para os penáltis.
A equipa do ex-avançado do Sporting foi mais eficaz, impondo-se por 9-8, num desempate que contou com 24 castigos máximos. Alexis Vega foi decisivo ao converter o primeiro e o último penálti do Toluca, este último a selar a conquista do título, depois de uma série de cinco falhanços consecutivos repartidos entre as duas equipas.
Com este triunfo, o Toluca torna-se o quinto clube, desde 1996, a conquistar campeonatos consecutivos no futebol mexicano, juntando-se a Pumas, León, Atlas e América. O emblema de Paulinho passa a somar 12 títulos de campeão nacional, igualando o Chivas no 2.º lugar do ranking histórico, ambos ainda atrás do América, líder destacado com 16.