A 8.ª jornada da La Liga está a ser marcada por uma grande polémica, e que promete agitar Espanha nos próximos dias. O Athletic de Bilbao tornou-se a primeira equipa do principal escalão a denunciar e a criticar o genocídio de Israel na Palestina.
No jogo frente ao Maiorca, a equipa do País Basco manifestou a sua solidariedade para com o povo palestiniano, em San Mamés, ao receber 11 refugiados seus, antes de começar a partida, que acabou com a vitória do clube da casa, por 2-1. Na rede social X, o Athletic Bilbao partilhou um vídeo do momento e com uma frase de apoio: “San Mamés mostra o seu apoio à Palestina, representada hoje em campo pelos palestinianos refugiados no País Basco e representantes. Força! Estamos convosco! لكم كل الدعم، نحن معكم! (Têm todo o nosso apoio, estamos convosco, em português)
A polémica gira em torno do facto de, quando os refugiados subiram ao relvado do estádio do Athletic Bilbao, a televisão responsável pela transmissão do jogo, a Movistar Plus+, preferiu não mostrar esse momento.