Frase do dia

  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
  • 'Seria uma cobardia alguém demitir-se’, Carlos Moedas
Search

O GT de quatro portas da Polestar tem um preço de lançamento de €122.600 na versão Dual Motor. A variante Performance está disponível por €146.400 (valores ainda indicativos).

A Polestar, marca sueca de automóveis elétricos, revela, oficialmente, o Polestar 5, um Grand Tourer de quatro portas e elevada performance. Nascido do protótipo Precept, apresentado, pela primeira vez, em 2020 como uma declaração de intenções para a visão de futuro de design, tecnologia e sustentabilidade da marca, o Polestar 5 é essa visão de futuro concretizada em produção.

“Fiel ao protótipo Precept, a equipa de design da Polestar conseguiu trazer este modelo para produção com alterações mínimas, criando um Grand Tourer arrojado com cinco metros de comprimento e uma superfície moderna e minimalista, sem enfeites desnecessários”, começa por explicar.

“A aviação foi a principal inspiração, evidenciada pela superfície esticada sobre um perfil aerodinâmico em forma de asa, com uma cauda ao estilo Kamm”, acrescenta.

“Com uma frente baixa, o SmartZone, visto, pela primeira vez, no Precept, é ladeado por faróis de lâmina dupla característicos da Polestar, sendo completos com tecnologia Pixel LED de série”, frisa.

Segundo explica, “a relação entre as rodas e as linhas do capot é especialmente próxima, um feito possibilitado pela plataforma do automóvel e exclusivo para o design da suspensão dianteira do segmento”.

Detalhes marcantes

De acordo com a Polestar, “revestimentos em preto brilhante ou Shade ao longo da seção inferior das portas reduzem a altura visual para 142 cm, enquanto a estufa de vidro combina com o perfil em forma de asa e a linha elegante do teto”.

Este formato foi possível sem comprometer o espaço do banco traseiro, movendo a estrutura do teto solar traseiro, atrás das cabeças dos passageiros, à semelhança do Polestar 4, utilizando o espelho retrovisor digital e o vidro traseiro virtual.

O Polestar 5 apresenta, também, o maior teto panorâmico de vidro de qualquer Polestar até ao momento – com pouco mais de dois metros de comprimento e 1,25 metros de largura – garantindo que os ocupantes traseiros apreciem uma sensação verdadeiramente iluminada e espaçosa.

Na traseira, o Polestar 5 utiliza uma barra de luzes aerodinâmica especialmente projetada, com detalhes de ventilação e difusor integrado para melhorar o fluxo de ar. Com vidros sem moldura e maçanetas retráteis, o Cd resultante é de apenas 0,24 para o Polestar 5 Dual motor.

O Polestar 5 está disponível em seis opções de cores, incluindo duas de pintura fosca – Storm, um cinza-escuro forte e com propósito e Magnesium, um acabamento mais claro, semelhante ao prateado.

Configuração 4+1

No interior, este GT elétrico de elevada performance, com configuração de 4+1 lugares, foi concebido com igual atenção para o condutor e para os passageiros. Os bancos dianteiros, desenvolvidos em colaboração com a Recaro, combinam um ponto interior de anca especialmente baixo com um apoio lateral reforçado e o conforto sueco típico.

“Os bancos vêm revestidos, de série, em MicroTech Charcoal, com a opção de couro Nappa da Bridge of Weir em Charcoal ou em Zinc. Este couro, proveniente de subprodutos naturais da indústria alimentar, é livre de crómio e tem a garantia de bem-estar animal, acrescentando ainda ventilação e função de massagem ao aquecimento e aos ajustes elétricos, também de série”, dá conta a marca.

Pensado, principalmente, como um modelo de quatro lugares, o sistema de climatização é de quatro zonas, bem como as funções de aquecimento, ventilação e massagem, que podem ser controladas pelos passageiros através do apoio de braço central, quando este está na posição rebaixada.

Nos bancos traseiros, podemos encontrar o mesmo design dos bancos dianteiros Recaro, sendo também possível recliná-los individualmente para maior conforto. Ao levantar o apoio de braço, cria-se um quinto lugar de assento — com uma configuração desfasada proporcionando mais espaço para os ombros e transformando este GT num modelo prático de cinco lugares.

“Um recorte na bateria, conhecido como ‘garagem para os pés’, localiza-se atrás dos bancos dianteiros, oferecendo mais espaço para os pés e uma posição de assento mais natural para os ocupantes traseiros”, revela a Polestar.

Materiais reciclados

Neste GT, são utilizados materiais de fibra natural em todo o interior, com destaque para a trama exclusiva Polestar, desenvolvida com a BComp nos encostos dos bancos dianteiros.

Equipada com ampliTex para maior resistência, esta alternativa de base biológica à fibra de carbono, é feita de linho e é até 40% mais leve do que o plástico, utilizando 50% menos de materiais de origem fóssil.

As seções inferiores das portas, feitas com NFPP, demonstram a estrutura natural do material de base biológica. Isso pode, também, ser observado no revestimento interno do porta-bagagens traseiro, de 365 litros, enquanto o porta-bagagens dianteiro, de 62 litros, utiliza o material UltraSilent da AutoNeum, economizando 60% (aproximadamente 5 kg) de peso em comparação com o plástico tradicional e fazendo parte de uma estratégia de monomaterial para facilitar a reciclagem no fim da vida útil.

O Polestar 5 continua a usar materiais reciclados que já se encontram noutros veículos Polestar, incluindo Econyl, um material reciclado feito de redes de pesca e outros materiais residuais, para os tapetes, PET reciclado para o forro do teto e uma segunda decoração de malha envolvendo a parte superior das portas.

A posição de condução do Polestar 5 é deliberadamente reclinada, tendo como foco a performance, graças aos bancos rebaixados e ao volante em ângulo vertical aproximado do condutor.

O display do condutor tem 9” e é montado, diretamente, na coluna de direção, que é ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida. Finalmente, o head-up display do Polestar 5 tem 9,5” e completa as exibições de informações focadas no condutor.

Tecnologia de topo

O habitáculo conta ainda com uma consola central, situada entre os bancos dianteiros, que incorpora um compartimento de armazenamento com fecho, com um comando de áudio giratório para controlar o ecrã central de 14,5”.

O display central executa um sistema operacional Android Automotive específico da Polestar, com Google incorporado, que aproveita o melhor dos Polestar 3 e Polestar 4. Existem quatro blocos dinâmicos situado abaixo da secção do Google Maps, que podem ser personalizados de acordo com a função escolhida pelo utilizador, e um bloco de atalho para personalizar até seis das funções mais utilizadas pelo condutor.

O áudio é controlado pelo sistema Polestar High Performance Audio, com 10 altifalantes, ou pelo sistema de audio Bowers & Wilkins, com 21 altifalantes, tecnologia Tweeter-on-Top e potência de saída de 1.680 Watt.

A iluminação ambiente, com linhas de laser, envolve a cabine, terminando numa barra de som atrás dos encostos de cabeça dos passageiros traseiros, e combinada com o Active Road Noise Cancellation, proporciona uma experiência verdadeiramente de primeira classe.

O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) é parte integrante da oferta do Polestar 5, com destaque para a SmartZone, que abriga sensores, radar e câmara de estacionamento frontal. A função Pilot Assist ajusta a velocidade e a posição do veículo na faixa escolhida, em velocidades até 150 km/h.

Performance Architecture

No total, o Polestar 5 inclui 11 câmaras de visão, uma câmara de monitorização do condutor, um radar de médio alcance e 12 sensores ultrassónicos. Conta ainda com oito airbags e utiliza radares internos para detetar o número, a posição e o tipo de ocupantes, a fim de acionar as medidas de segurança corretas em caso de acidente.

A base do Polestar 5 é uma nova plataforma de alumínio colado sob medida e curado a quente, que constitui a Polestar Performance Architecture (PPA). Ao utilizar extrusões, prensagens e fundições de alumínio de alta resistência, a estrutura é leve e rígida, conferindo ao Polestar 5 uma rigidez torsional superior à de um desportivo ou superdesportivo de dois lugares.

O Polestar 5 é composto por 13% de alumínio reciclado e 83% de alumínio proveniente de fundições que utilizam eletricidade renovável, o que reduz, substancialmente, a sua pegada de CO₂ em comparação com fontes de abastecimento tradicionais.

Quando comparado com a mesma estrutura em aço, a arquitetura em alumínio para além de mais leve, oferece, também, vantagens em termos de segurança. A bateria NMC de iões de lítio de 112 kWh (106 kWh utilizáveis), fornecida pela SK On, faz parte integrante da estrutura.

A equipa de engenheiros da Polestar tomou decisões inovadoras — incluindo a suspensão dianteira compacta de duplo triângulo, os discos de travão dianteiros de duas peças com campânula em liga leve e a cremalheira da direção posicionada em frente do eixo dianteiro — tudo pensado para proporcionar características de condução focadas na performance.

Jantes de 20” a 22”

A travagem está a cargo da Brembo, com quatro pistões na dianteira, partilhados com o Polestar 3, os quais combinados com os discos leves de duas peças de 400 mm, permitem uma poupança de 12 kg em relação ao sistema do SUV, melhorando a massa não suspensa e, também, o comportamento dinâmico.

O Polestar 5 Dual Motor conta com sofisticados amortecedores passivos BWI e molas helicoidais internas, enquanto o Polestar 5 Performance utiliza o amortecimento adaptativo BWI MagneRide.

Os amortecedores ”leem” a estrada até 1.000 vezes por segundo e podem reagir até três milissegundos graças ao fluido magnetoreológico, proporcionando excelente controlo de movimento da carroçaria, mantendo o conforto e uma resposta ideal em todas as velocidades.

Pneus Michelin personalizados, projetados, especificamente, para as combinações de rodas do Polestar 5, com diâmetros de 20” a 22”, completam o pack de características focado na performance.

O Polestar 5 utiliza um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente, que contribui com até 450 kW e 660 Nm para a potência total de 650 kW e 1.015 Nm da versão Performance.

Tal permite que este modelo acelere dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto o Polestar 5 Dual Motor de 550 kW necessita de 3,9 segundos para concluir o mesmo teste. Ambas as versões estão limitadas eletronicamente aos 250 km/h.

Arquitetura de 800 V

Uma arquitetura elétrica de 800 V – a primeira deste género num modelo Polestar – ajuda a atingir números tão impressionantes e permite que o Polestar 5 carregue até 350 kW num carregador CC adequado.

O teste de referência de carga da bateria de 10 a 80% pode levar 22 minutos e um indicador de carga externo no pilar C fornece uma indicação rápida do estado de carga (SOC) do veículo.

Para maior eficiência, o motor traseiro do Polestar 5 pode ser desconectado e o motor duplo do Polestar 5 pode atingir até 670 km (WLTP) com uma única carga, enquanto o Polestar 5 Performance pode percorrer até 565 km (WLTP).

Já disponível para encomenda, o Polestar 5 Dual Motor (550 kW, 812 Nm) tem um preço de lançamento indicativo de €122.600. O Polestar 5 Performance (650 kW, 1.015 Nm) está disponível com um preço de lançamento indicativo de €146.400.

As encomendas arrancam online a partir de hoje em todos os mercados de lançamento inicial, ou seje, em 24 dos 28 mercados globais da marca sueca.

Recomendado para si

A Apple está a desenvolver um novo motor de busca com inteligência artificial (IA) que será integrado na Siri, no Safari e na pesquisa Spotlight, numa tentativa clara de competir com soluções avançadas da OpenAI e Google. Este projeto, conhecido internamente como “World Knowledge Answers”, pretende transformar a Siri num assistente mais inteligente, capaz de gerar respostas baseadas em conteúdos da web, incluindo texto, imagens e vídeos.
Disponível, exclusivamente, em Portugal, iniciativa oferece aos clientes uma tranquilidade acrescida e pode ser subscrita em períodos de 12, 24 ou 36 meses.