Várias cidades da União Europeia (UE) estão na corrida para receber a futura Agência Aduaneira da UE, conhecida como EUCA (European Union Customs Authority), uma agência que faz parte de uma ampla reforma das regras aduaneiras do bloco.
A nova estrutura, pensada para centralizar e modernizar o controlo de mercadorias que entram na UE – especialmente milhares de encomendas de baixo valor, muitas delas provenientes da China – deverá começar a operar em 2028. A nova entidade contará com cerca de 250 funcionários e terá como missão central a gestão de um vasto centro de dados europeus, responsável por reunir e cruzar toda a informação relativa às remessas que entram e saem do território da União
Entre as cidades candidatas está o Porto (Portugal) que na sua candidatura invoca a sua tradição histórica ligada às alfândegas e ao comércio marítimo, propondo instalar a nova Agência Aduanera junto à antiga Alfândega do Porto, numa das zonas mais emblemáticas da cidade. A concorrer com Portugal estão: Liège (Bélgica), Málaga (Espanha), Lille (França), Zagreb (Croácia), Haia (Holanda), Varsóvia (Polónia), Roma (Itália) e Bucareste (Roménia).
Os representantes das cidades apresentarão os seus projetos e responderão a perguntas dos eurodeputados numa sessão marcada para esta quarta-feira, dia 28, ainda antes do processo que antecede a escolha final do local do novo organismo.