A associação de gestão de resíduos Electrão lançou a campanha de sensibilização “Atrasados ambientais” para alertar para o atraso de Portugal na reciclagem de embalagens e o risco de incumprimento das metas europeias.
Apesar de em 2024 o país ter atingido uma taxa de reciclagem de 58,6%, acima da meta de 55%, as previsões para 2025 apontam para apenas 61%, abaixo do objetivo de 65% imposto pela União Europeia.
Segundo a Electrão, até ao final de novembro foram encaminhadas para reciclagem cerca de 493 mil toneladas de embalagens, valor que deverá rondar as 550 mil toneladas no final do ano.
Portugal ocupa o 21.º lugar no ranking europeu da reciclagem de embalagens, abaixo da média da União Europeia, e continua com fracos resultados na reciclagem de resíduos urbanos, com cerca de 30%, face a uma média europeia próxima dos 50%.
A associação alerta que, sem um reforço da separação de embalagens e da reciclagem, ficará comprometido o cumprimento da meta de 70% prevista para 2030.
A campanha de publicidade recorre ao humor para chamar a atenção para comportamentos incorretos, sublinhando que o problema não são as pessoas, mas práticas desajustadas que contribuem para o desperdício de recursos e para a sobrecarga dos aterros.