Portugal concluiu esta quarta-feira, dia 28, a fase principal do EHF Euro 2026, assegurando simultaneamente a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo e o acesso à disputa do quinto lugar da prova, marcada para sexta-feira, dia 30.
A seleção nacional fechou a ronda principal com uma vitória expressiva frente à Espanha, por 35-27, mas teve de aguardar pelos resultados dos restantes encontros do Grupo I para conhecer a sua classificação final.
A vitória da Alemanha sobre a França (38-34) e o triunfo da Dinamarca frente à Noruega (38-24), na última jornada, garantiram a alemães e dinamarqueses os dois primeiros lugares do grupo e o consequente apuramento para as meias-finais. Esses resultados tornaram matematicamente impossível a subida de Portugal ao ‘final four’, independentemente do desfecho do encontro frente aos espanhóis.
Com este cenário, Portugal terminou no terceiro lugar do Grupo I e vai defrontar a Suécia na luta pelo quinto posto da competição. A seleção das quinas poderá, assim, pelo menos, igualar o seu melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa, o sexto lugar alcançado em 2020, mantendo-se entre as principais potências emergentes do andebol europeu.