Um cidadão português foi ferido por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) esta quarta-feira, dia 24, durante uma operação de fiscalização nos arredores de Glen Burnie, no estado de Maryland.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), os agentes aproximaram-se de uma carrinha branca, ocupada por duas pessoas em situação irregular, e ordenaram que o condutor desligasse o veículo. A ordem não terá sido cumprida e o português, Tiago Alexandre Sousa Martins, tentou fugir e embateu em viaturas das autoridades antes de “dirigir a carrinha diretamente contra os agentes”.
De acordo com a secretária-adjunta do DHS, Tricia McLaughlin, “temendo pela vida e pela segurança pública, os polícias dispararam as armas de serviço, em legítima defesa, atingindo o condutor”.
Perante a situação, os agentes abriram fogo e atingiram o cidadão português. A viatura acabou por se despistar contra uma árvore. O passageiro, Solomon Antonio Serrano-Esquivel, natural de El Salvador, também ficou ferido na sequência do acidente.
Ambos foram transportados para um hospital da cidade de Baltimore e encontram-se estáveis, de acordo com as autoridades norte-americanas.
O DHS revelou à CNN Internacional que o português reside nos Estados Unidos ilegalmente desde fevereiro de 2009, quando o seu visto expirou.