Fernando Fontoura, emigrante português, de 33 anos, foi detido em Londres, na sequência de uma operação do governo britânico de combate à imigração ilegal.
A ação que levou à detenção do indivíduo visou imigrantes que trabalham sem documentos, como estafetas de aplicações de entrega de comida.
Segundo avança o ‘The Guardian’, Fernando terá sido abordado por agentes da imigração a 22 de julho, tendo depois sido conduzido a um centro de detenção próximo do aeroporto de Gatwick, onde permaneceu durante 29 dias.
Em declarações ao mesmo jornal, o emigrante afirmou: “Estou aqui há 21 anos. É completamente injusto”, realçando que foi naquele país que construiu a sua vida, tendo estudado, trabalhado e pago impostos ao longo de mais de uma década.
Além disso, documentos oficiais comprovam que Fontoura chegou ao Reino Unido em 2004.
O português acabou por ser libertado sob fiança a 19 de agosto, estando porém proibido de trabalhar e obrigado a apresentar-se periodicamente num centro de imigração, até que a investigação do seu caso se dê por concluída.
Fernando Fontoura está a ser auxiliado pela associação Work Rights Centre, com um pedido de estatuto de residente permanente, que este desconhecia ter-se tornado obrigatório após o Brexit.