Os gronelandeses estão a recorrer às redes sociais para satirizar os Estados Unidos, numa reação às reiteradas declarações de Donald Trump sobre a possibilidade de tomar a ilha dinamarquesa à força.
Uma das tendências que ganhou destaque nos últimos dias intitula-se ‘Bringing American Culture to Greenland’ (“trazendo a cultura americana para a Gronelândia”, em português”) e inclui vídeos humorísticos que retratam estereótipos associados a problemas sociais nos Estados Unidos. Em alguns desses conteúdos, surgem encenações de pessoas alegadamente dependentes de fentanil, um opioide sintético responsável por uma grave crise de saúde pública no país liderado por Donald Trump.
Um dos vídeos mais partilhados na ilha dinamarquesa, protagonizado por duas pessoas, já ultrapassou 1 milhão de gostos, dividindo opiniões nas redes sociais. Enquanto alguns utilizadores consideram o conteúdo um pouco ofensivo, outros encaram-no como forma de puro humor.
@pov_fromarctic Greenland x USA 🇬🇱🇺🇸 #usa #greenland #culture #fyp ♬ Fortunate Son – Creedence Clearwater Revival
Também na Dinamarca surgiram manifestações simbólicas de contestação. Nos últimos dias, circularam imagens de pessoas a usar bonés semelhantes aos que Donald Trump popularizou com o slogan ‘Make America Great Again’, mas adaptados com a frase ‘Make America Go Away’.
Estes bonés têm ganho visibilidade, tanto nas redes sociais como em protestos públicos, incluindo uma manifestação realizada no passado fim de semana em Copenhaga, onde milhares de pessoas se reuniram para defender a soberania dinamarquesa e gronelandesa.
People in Greenland are wearing these hats and honestly… I’m stealing it.
— Brian Allen (@allenanalysis) January 17, 2026
MAGA now officially stands for Make America Go Away. 🇬🇱🧢💀 pic.twitter.com/QNJNUBFkjK