Um vídeo divulgado pelo canal digital Tomar na Rede está a gerar polémica no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), após mostrar um aluno veterano a gritar e a atirar água sobre caloiros durante uma praxe académica. As imagens, gravadas no fim de outubro, motivaram várias denúncias anónimas de alegados comportamentos abusivos.
Na sequência da divulgação, o Magnum Consilium Veteranorum – Thomar, órgão que supervisiona as praxes no IPT, anunciou a suspensão por tempo indeterminado do estudante envolvido, até serem avaliadas a sua “aptidão e conduta” enquanto elemento ativo da praxe.
Em comunicado, o Conselho de Veteranos afirmou que a atividade em causa envolveu apenas “decibéis altos e água, símbolo de purificação”, negando qualquer prática humilhante. O órgão sublinhou ainda que a praxe no instituto “visa a integração e confraternização dos novos estudantes” e que todos os caloiros participantes manifestaram vontade de continuar a participar nas atividades académicas.
Entretanto, o Instituto Politécnico de Tomar confirmou a abertura de um processo disciplinar ao aluno identificado como responsável pela praxe. O caso continua a ser analisado internamente.